Terra da jabuticaba e do ora-pro-nóbis, Sabará reúne um importante acervo arquitetônico com diversos monumentos históricos

Localizada a cerca de 20 quilômetros de Belo Horizonte, Sabará é a cidade histórica mineira mais próxima da capital e um importante atrativo turístico da região. Conhecida por preservar um conjunto arquitetônico com belas igrejas, capelas e casarões coloniais, a cidade sedia dois tradicionais eventos gastronômicos: o Festival da Jabuticaba e o Festival do Ora-Pro-Nóbis.

O Centro Histórico de Sabará reúne muitas atrações. Na rua Dom Pedro II, antiga Rua Direta, estão algumas construções antigas que contam uma parte da história da cidade, como o Solar do Padre Correia, a Casa Azul e o sobrado de Dona Sofia. Lá também está situado o Teatro Municipal. Segundo teatro mais antigo do Brasil, é considerado uma das setes maravilhas da Estrada Real.

Para conhecer a história da mineração no Brasil, a dica é uma visita ao Museu do Ouro, que está instalado em um casarão colonial e possui um acervo com objetos e equipamentos utilizados no garimpo e na ourivesaria. A Casa Borba Gato é outro ponto turístico imperdível e abriga o arquivo histórico e a biblioteca do Museu do Ouro.

Vários chafarizes antigos e diversas igrejas setecentistas enfeitam as ruas de Sabará. As igrejas da Matriz Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora das Mercês, São Francisco de Assis, Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora do Ó são alguns monumentos que merecem ser apreciados em um passeio pela cidade.

A caminhada até a Igreja Nossa Senhora da Soledade é uma boa pedida para quem busca contato com a natureza. O Morro da Soledade, onde a igreja está localizada, proporciona uma visão panorâmica da região e uma vista deslumbrante do pôr do sol. Outras opções de lazer ao ar livre são o Parque Natural Municipal Chácara do Lessa e o Bosque Municipal Alfredo Machado, pequenos espaços naturais indicados para passeios com crianças.

Quer aproveitar tudo que a sua viagem pode oferecer? Venha para a FUNDAY e garanta as melhores atividades, com conforto e praticidade. Divirta-se mais com a Funday!

Mariana Petraglia

Sobre Mariana Petraglia

Jornalista, especialista em Jornalismo Cultural e Comunicação Empresarial. Feliz em descobrir os encantos de lugares especiais, compartilhar dicas e incentivar a busca por novas experiências e emoções. Porque viajar deixa a vida mais leve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *