Sítios arqueológicos e formações rochosas esculturais estão entre as principais atrações da Serra das Confusões

Sair dos roteiros tradicionais pode ser uma ótima ideia na hora de escolher o seu próximo destino. O Brasil tem passeios para todos os tipos de público e surpreende com uma grande variedade de atrações turísticas. Para quem curte aventura e contato com a natureza, opções não faltam nesse paraíso de belezas naturais. Se você está em busca de um lugar diferente, que tal conhecer o maior bioma da Caatinga e uma das maiores áreas de conservação da biodiversidade do nosso país?

Com mais de 823 mil hectares, o Parque Nacional da Serra das Confusões está localizado na região sudoeste do Piauí e tem acesso pela cidade de Caracol. Sítios arqueológicos de valor histórico e cultural inestimável integram as principais atrações do local. Paredões naturais, cavernas e grutas guardam mistérios e preservam a história, com registros rupestres do início da civilização e resquícios de povos indígenas que viveram na região.

Importante área de conservação da flora e da fauna, o Parque protege algumas espécies de animais ameaçados de extinção como a onça-pintada, a onça-parda e o tatu-bola. Diversas trilhas nos levam até cenários com paisagens incríveis. Não deixe de visitar os lugares mais procurados pelos turistas: a Gruta do Riacho dos Bois e o Mirante Janela do Sertão. Aprecie o visual impressionante proporcionado pela vegetação típica e pelas formações rochosas. Para a comodidade e segurança dos visitantes, todo o percurso deve ser feito com o acompanhamento de um guia.

Quer ficar por dentro de uma curiosidade local? Observe as diferentes cores que as rochas apresentam durante o dia, de acordo com a luz que recebem. Essa mudança de cores provoca uma confusão que deu origem ao nome Serra das Confusões. Para descobrir as belezas desse paraíso que o nordeste brasileiro preserva, invista no conforto. Coloque na mala roupas leves e calçados apropriados para caminhadas. E não deixe de levar protetor solar e um chapéu para se proteger do calor que faz por lá.

Uma boa pedida é se hospedar no município de São Raimundo Nonato, situado a 90 quilômetros de Caracol e de onde saem vários passeios turísticos. Aproveite a estadia na cidade para visitar também o Parque Nacional da Serra da Capivara. Deu vontade de conhecer esse lugar cheio de atrativos interessantes? Entre agora no site da Funday ou baixe o aplicativo e programe a sua viagem. Na Funday você encontra as principais atividades do seu destino e os melhores prestadores de serviços em turismo.

 

Mariana Petraglia

Sobre Mariana Petraglia

Jornalista, especialista em Jornalismo Cultural e Comunicação Empresarial. Feliz em descobrir os encantos de lugares especiais, compartilhar dicas e incentivar a busca por novas experiências e emoções. Porque viajar deixa a vida mais leve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *