Serra da Capivara: um paraíso de sítios arqueológicos com paredões naturais estampados pela arte rupestre

Quer viver uma aventura diferente, ver de perto os vestígios da presença do homem pré-histórico e conhecer o local que concentra o maior número de sítios arqueológicos das Américas? Pois saiba que não é preciso ir muito longe para descobrir esse lugar incrível.

Com sede na cidade de São Raimundo Nonato, no Piauí, o Parque Nacional da Serra da Capivara tem mais de mil sítios arqueológicos cadastrados, sendo 173 deles abertos à visitação. Por sua importância histórica e cultural, foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, em 1991.

Aproveite a viagem para se divertir, expandir os conhecimentos e fugir do lugar comum. Afinal, nem só de praias e festas juninas vive o nordeste brasileiro. Essa região fantástica reserva muitas surpresas e curiosidades. Com uma paisagem única composta por cânions, serras e vales, o Parque abriga uma fauna e flora típicas da caatinga e reúne inúmeros registros rupestres que nos levam às origens da nossa civilização.

Vários circuitos turísticos podem ser feitos nesse passeio. Um dos mais atraentes é o percurso que leva até a famosa “Pedra Furada”, um importante cartão-postal do Parque. O “Baixão das Andorinhas” é destino imperdível para apreciar a linda vista do cânion, principalmente no momento da revoada das andorinhas. Para quem gosta de contemplar as paisagens, diversos mirantes proporcionam belas imagens do local.

Vale a pena destacar que todos os circuitos possuem sítios arqueológicos estruturados para receber os visitantes e que o Parque tem 17 sítios preparados para pessoas com deficiência (cadeirantes). Em todos eles, o acompanhamento de um guia é obrigatório.

Não deixe de visitar o Museu da Natureza. Inaugurado em 2018, a estrutura do prédio em formato de caracol em meio à vegetação típica já é um grande atrativo. O Museu abriga fósseis gigantes de animais que viveram na pré-história e aborda, com painéis e telas interativas, a evolução da natureza e a criação do universo até o surgimento da espécie humana.

Coloque na bagagem roupas leves, calçados apropriados, protetor solar e chapéu para curtir essa aventura com conforto e se proteger do calor que faz por lá. Aproveite a estadia em São Raimundo Nonato para descobrir também os encantos dessa pequena cidade que, junto de outros 17 municípios, integra a Região Turística Polo das Origens.

Para facilitar a organização e o planejamento de sua viagem, a FUNDAY reúne os melhores prestadores de serviços em turismo. Acesse o nosso site ou baixe o aplicativo, e escolha os lugares que deseja visitar. Garanta suas atividades com segurança e praticidade. Divirta-se mais com a Funday!

Mariana Petraglia

Sobre Mariana Petraglia

Jornalista, especialista em Jornalismo Cultural e Comunicação Empresarial. Feliz em descobrir os encantos de lugares especiais, compartilhar dicas e incentivar a busca por novas experiências e emoções. Porque viajar deixa a vida mais leve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *