Itabirito: atrações para toda a família em meio a belas paisagens e deliciosos sabores da culinária mineira

Respirar novos ares é um santo remédio para o estresse causado pela correria do dia a dia. Nada melhor que o clima pacato de uma típica cidade mineira para escapar da rotina, recuperar o fôlego e fazer o tempo passar mais devagar. Localizada a apenas 60 quilômetros de Belo Horizonte, Itabirito é o local perfeito para essa fugidinha.

Conhecida pelo famoso pastel de angu, patrimônio imaterial da cidade, Itabirito possui um roteiro gastronômico que é um prato cheio para os amantes da culinária mineira. O Mercado Municipal é um ótimo programa que reúne diversão e comidas de dar água na boca. Um tour pela zona rural nos leva até deliciosos sabores produzidos na região como café, cervejas artesanais e cachaças de alta qualidade.

Com uma natureza exuberante, a pequena cidade está cercada por um mar de montanhas e lindas paisagens. As belíssimas cachoeiras situadas nos distritos de Acuruí e São Gonçalo do Bação atraem muitos visitantes, que aproveitam para curtir o clima bucólico e as tradições da cultura local.

Como típica representante de Minas, Itabirito possui belas igrejas históricas. Destaque para a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem, uma construção setecentista que abriga uma imagem da padroeira da cidade e é considerada o templo católico mais importante do município.

Atividades e passeios para toda a família? Tem demais da conta! O Alto do Cristo sedia campeonatos de Mountain Bike e concursos de pipas, possui um parquinho para a criançada se divertir e é um excelente lugar para passar o dia com uma turma animada. O local proporciona uma vista panorâmica incrível de grande parte da cidade e de lá é possível contemplar o Pico do Itacolomi e as serras da Piedade e do Caraça.

O Complexo Turístico da Praça da Estação é um grande atrativo. Sabe aquele ambiente característico de praça do interior, com pipoqueiro, chafariz, brincadeiras de criança e prosa boa? A estação ferroviária teve a praça revitalizada em 2003 e hoje é um importante ponto de encontro, com diversos eventos e atrações. Para programas ao ar livre, o Parque Ecológico é outra dica imperdível. São 45 mil metros quadrados com áreas de mata nativa, lagoa, ciclovia, pista de caminhada e parquinho.

A proximidade de cidades históricas como Congonhas, Ouro Preto e Mariana oferece diversas possibilidades de passeios no esquema de “bate e volta”. Vale a pena visitar Itabirito e conhecer os inúmeros encantos de Minas. Acesse o site ou baixe o aplicativo da Funday e fique por dentro das melhores atividades do seu destino. Divirta-se mais com a Funday!

Mariana Petraglia

Sobre Mariana Petraglia

Jornalista, especialista em Jornalismo Cultural e Comunicação Empresarial. Feliz em descobrir os encantos de lugares especiais, compartilhar dicas e incentivar a busca por novas experiências e emoções. Porque viajar deixa a vida mais leve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *