Entre as montanhas de Minas, a pequena Caeté abriga grandes belezas naturais e relíquias históricas

Cercada pelas belas paisagens típicas de Minas Gerais, Caeté mantém viva a memória da cidade com um considerável patrimônio artístico e arquitetônico. Integra o circuito da Estrada Real e fica na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a apenas 60 quilômetros da capital mineira. As belezas naturais da região e as relíquias do período do ciclo do ouro são as principais atrações do local.

Igrejas, museus e casarões antigos compõem o cenário da pequena Caeté, que possui o aconchego das cidades do interior. Vale a pena conhecer a Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso, primeira igreja de Minas construída em alvenaria de pedra e lindo exemplar da arte barroca. Uma visita aos museus Regional e Casa João Pinheiro (Solar do Tinoco) deve ser incluída no roteiro dessa viagem.

Rodeados por uma natureza exuberante, os distritos de Caeté possuem o clima bucólico das zonas rurais e são grandes atrativos turísticos. No distrito de Penedia está uma das principais riquezas da cidade: a Serra da Piedade. Com uma localização privilegiada, a Serra proporciona um lindo visual das montanhas, com paisagens deslumbrantes e uma vista do pôr do sol incrível. Nela está situado o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, que abriga a imagem da padroeira de Minas, esculpida por Aleijadinho. No distrito de Morro Vermelho acontece a tradicional “Cavalhada” na Festa de Nossa Senhora de Nazareth, uma das comemorações religiosas mais antigas de Minas Gerais. Outro importante atrativo do local, a Cachoeira de Santo Antônio recebe muitos visitantes e é bastante procurada para a prática do rapel.

Na área urbana, a “Pedrona” (Pedra Branca) atrai apreciadores da escalada e do trekking, e pode ser vista de qualquer ponto da cidade. Por seus muitos encantos naturais, Caeté é um excelente lugar para o turismo de aventura. Para facilitar a busca por passeios imperdíveis, a FUNDAY reúne os melhores prestadores de serviços em turismo. Acesse o nosso site ou baixe o aplicativo, e escolha os lugares que deseja visitar. Garanta suas atividades com conforto e praticidade. Divirta-se mais com a Funday!

Mariana Petraglia

Sobre Mariana Petraglia

Jornalista, especialista em Jornalismo Cultural e Comunicação Empresarial. Feliz em descobrir os encantos de lugares especiais, compartilhar dicas e incentivar a busca por novas experiências e emoções. Porque viajar deixa a vida mais leve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *