A história ganha vida com as esculturas e os monumentos de Congonhas, verdadeiros ícones do barroco brasileiro

Conhecida como “Cidade dos Profetas” por abrigar as famosas estátuas dos 12 profetas em tamanho real, esculpidas em pedra-sabão por Aleijadinho, Congonhas possui um importante conjunto arquitetônico e recebe milhares de turistas de todo o mundo. Localizada a apenas 70 quilômetros de Belo Horizonte, a cidade faz parte do Caminho Velho da Estrada Real e possui fácil acesso a Ouro Preto, Mariana e Tiradentes.

Uma das principais atrações de Congonhas é o complexo do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, onde estão localizados os profetas e outras 66 esculturas que representam os Passos da Paixão de Cristo. Tombado pela UNESCO em 1985, o santuário foi reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade. Ao lado está o Museu de Congonhas, construído para explicar ao público a história do santuário, por meio de exposições e ações educativas.

Vale a pena conhecer outros pontos turísticos como a Igreja Nossa Senhora da Conceição e a Igreja do Rosário. O Museu da Imagem e Memória também merece destaque por possuir um acervo com documentos, objetos e fotos antigas que contam a história da cidade e de seus habitantes. O museu tem salas dedicadas a Zé Arigó, famoso médium conhecido por incorporar o espírito do médico alemão Fritz, que atraiu multidões nas décadas de 50 e 60.

O Parque Ecológico da Cachoeira é indicado para quem quer curtir a natureza. Cercado por uma grande área de preservação ambiental, o parque tem como principal atrativo a cachoeira de Santo Antônio e possui uma estrutura completa de lazer. Quer aproveitar tudo que a sua viagem pode oferecer? Venha para a FUNDAY e fique por dentro das principais atividades do seu destino. Garanta os melhores passeios, com conforto e praticidade. Divirta-se mais com a Funday!

 

 

Mariana Petraglia

Sobre Mariana Petraglia

Jornalista, especialista em Jornalismo Cultural e Comunicação Empresarial. Feliz em descobrir os encantos de lugares especiais, compartilhar dicas e incentivar a busca por novas experiências e emoções. Porque viajar deixa a vida mais leve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *